segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA VISÃO DE DEUS




Por muito tempo no Antigo Testamento, à mulher sofreu forte discriminação da sociedade em que vivia, não que hoje ainda não sofra, mas em menor escala. Isto, fruto de como os homens as olhavam. Tinham a visão da mulher escrava, sem direitos de se expressar, liderar, se expor na sociedade exercendo um cargo ou mesmo na vida social.

Mas em nem um momento esta foi à visão de Deus em relação à mulher, pois, quando a criou, conforme esta em Gênesis 2.18 - “Depois o Deus Eterno disse: Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade” – foi para viver em igualdade com o homem, seria a continuidade do homem, a sua outra metade, como se estivesse dividindo o homem ao meio.

A palavra de Deus é bem clara ao afirmar que o homem exerce papel de autoridade dentro do lar, como esposo e chefe da família, cabeça da mulher, Paulo compara a mulher como a igreja tendo Cristo como a cabeça, ou seja, o chefe.
Esta claro uma relação homem-mulher com Cristo-igreja:
Efésios 5.23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
1 Corintios 11.3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo.
Nestes textos está bem clara qual a importância do homem para a mulher e seus respectivos limites, Cristo é a cabeça de todo o homem, sem distinção, já o homem só é cabeça da sua mulher e não de toda, e o relacionamento é harmonioso, norteado de amor, pois, mesmo Cristo sendo a cabeça de todo o homem, não o trata com discriminação nem o escraviza é uma relação de ajuda mútua.
A mulher foi criada para ajudar o homem e não para ser uma empregada, que tem o dever e a obrigação de realizar todas as tarefas no lar servindo o homem em todas as suas necessidades.

Ajudadora é aquela que contribui com algo que já esta sendo feito por alguém para que seja feito de forma mais rápida, eficaz e com melhor qualidade, a palavra de Deus sobre os motivos para qual criaria a mulher deixa claro que ela estaria cooperando com aquilo que o homem fosse fazer.

Entre fatos importantes ocorridos no Antigo Testamento, com a interferência de Deus em favor da mulher, quero especificar alguns para que você possa ter a certeza de que a visão de Deus em relação à mulher é bem diferente das dos demais:

Débora: [Abelha] ou [Eloqüente]. Foi uma juíza que ajudou a orientar um exército (Jz 4.4-9).
Miriã: [A amada do lar]. Ocupava uma alta posição no comando de Israel, vindo logo abaixo de Moisés e Arão (Mq 6.4).
Ester: [Uma estrela]. Foi uma mulher notável também. Tornou-se rainha da Pérsia, e, com muita coragem, conseguiu abortar um genocídio de judeus (Et 2.17; 8.1-17).
Hulda: [Uma doninha]. Foi uma profetisa a quem o rei Josias consultou, e que lhe entregou a mensagem de Deus para ele (2 Rs 22.14-20).

Interessante notar, que mesmo inseridas em uma cultura que não valorizava as mulheres, o judaísmo não impediu que elas ocupassem posição de liderança, prevaleceu aí à forma como Deus vê a mulher.

Temos ainda o caso de Sara e Raabe, mulheres que foram elogiadas por ter grande fé e inclusas na famosa lista de heróis da fé (Hb 11.11,31).
O que dizer das mulheres que ajudavam Jesus no seu ministério, algumas até com recurso financeiro (Lc 8.2-3), qual teria sido a visão de Jesus a respeito delas a ponto de aceita-las assessorando-o em seu ministério?

Quero destacar o fato de que nos momento cruciais da vida do nosso Senhor Jesus, como sua prisão, morte e sepultamento, as mulheres foram suficientemente fortes e corajosas para permanecer ao lado dele, ao contrário dos homens discípulos. Em compensação foram as primeiras a gozar da enorme alegria de ver as evidências da sua ressurreição e de poder adorá-lo e anunciar aos discípulos que o Mestre ressucitara (Mt 28.1-10).

Precisamos levar a sociedade, principalmente os evangélicos, a olharem para as mulheres com a visão de Deus, não as descriminando, tratando como iguais, sem menosprezo e acreditando na capacidade intelectual, espiritual e moral de cada uma em particular, como ser humano que é.

Nunca podemos esquecer que o principal papel estabelecido por Deus na procriação esta com a mulher, é incomparável a participação do homem com a da mulher. Tão nobre missão de gerar vidas, após meses de formação em seu ventre.

Nós homens, somos resultados de mulheres que se dispuseram ao sacrifício diário, à dor e até mesmo o risco de perder a própria vida para que pudéssemos vir ao mundo e de anos de dedicação na proteção, cuidado, alimentação, carinho e amor até nos tornamos independentes e em condições de enfrentar o mundo que nos esperava. Veja a importância da mulher na nossa vida desde o gerar até a idade adulta, e porque não dizer na velhice, não há como negarmos nossa dependência a este ser criado por Deus para ser nossa ajudadora (Gn 2.18).

Que possamos olhar para a mulher, com a visão de Deus, e darmos a ela a devida importância, a que Deus dá.

Deus em Cristo vos abençoe.

beijo da Karina

Nenhum comentário: