segunda-feira, 17 de março de 2008

Ensinamento sobre Páscoa I

"Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel e lhes disse: Escolhei, e tomai cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a Páscoa" - Êxodo 12:21.
por Vilson Ferro Martins (r)
Estamos próximos da páscoa e bem me lembro que no ano passado alguns comerciantes já estavam fabricando "ovos de páscoa". A comemoração de um cristão em relação à páscoa, não tem muito a ver com a comemoração da páscoa que acontece entre os judeus e principalmente a páscoa que denomino "mercantil". Esta páscoa mercantil, não vou nem investir tempo em mencioná-la, pois é um fato sacramentado que é uma afronta a Deus e a Seu plano original.
A páscoa dos judeus é conhecida como PESSACH. Ela é conhecida, também como Festa da Primavera (marca a primeira safra na terra de Israel) e comemora a libertação da escravidão - mais importante do seu significado.
Em nosso país praticamente não neva, mas num país onde se tem neve, percebe-se a nítida diferença entre um solo coberto de neve e o mesmo solo, depois reverdecendo e florescendo após o intenso inverno. Assim também ocorre em nosso coração, que como Jesus já disse é terreno fértil ou pedregoso. Nele pode ocorrer o tempo de ficar coberto de "neve", porém, sempre chegará a "primavera". Aleluia !
A palavra Páscoa ou Pessach significa "saltar", "passar por cima". E por que este nome ? O nome foi escolhido para o povo de Israel sempre se lembrar que o "destruidor" saltou por sobre a casa dos hebreus, devido a proteção do sangue da aliança. Isto pode ser visto em Êxodo 12:13.
Também a celebração da páscoa em Israel é uma festa de intensa participação das crianças. Qual a intenção? Ir registrando nas vindouras gerações quão grande milagre Deus operou trazendo libertação ao povo, então as crianças perguntam:
Manishtaná ? ou seja O que há de diferente esta noite ?
A resposta não é aquela que os ocidentais estão acostumados, onde empanturram as crianças de chocolates, ovos de chocolates, coelhinhos, etc. e tal, mas uma resposta Bíblica, pois passam a narrar toda parte bíblica onde está registrado o cativeiro egípcio, a libertação e como a mesma se deu.
Por que o fazem ?
Porque cumprem a ordenança de Deus, que diz ser estatuto perpétuo, narrar tal livramento. Êxodo 12:17.
Outro detalhe sobre a Pessach é que durante 7 dias, os judeus não podem comer qualquer coisa levedada - tudo que leve fermento ou alimentos a base de cereais fermentados, como trigo, cevada, centeio, aveia que tenha sido mergulhado em água. Talvez para eu e você isto esteja esquisito, porém eles estão observando atentamente o que diz em Êxodo 12:19. A massa fermentada eles a chamam de Hametz, porém a não fermentada de Matzá. Matzá, a massa não fermentada, traz a memória a pressa com que o povo saiu do Egito, pois o pão não teve tempo de fermentar.
Lembram-se quando Jesus disse para tomar cuidado com o fermento dos fariseus ? Pois bem, fermento ou hametz significa todo orgulho que deve ser retirado de nossa vida, enquanto o matzá, significa a pureza, a simplicidade, a santificação, o não fingimento.
A casa onde está sendo comemorada a páscoa passa por uma inspeção, onde o dono procura todo e qualquer vestígio de massa levedada - hametz. Quando a encontra, faz uma declaração em voz alta anulando os hametz e em seguida queima-os. A declaração diz as seguintes palavras: "Todo fermento e todo hametz que está em meu poder, que eu tenha visto ou não, e que eu tenha destruído ou não, seja anulado e considerado pó da terra". Desta forma é realizada a queima e a anulação. Talvez , agora você se pergunte: Mas onde está descrito este ritual ? No Bíblia meu irmão e minha irmã. Em Êxodo 12:15 - 12:19 e 13:7.
Que valor tem isto ?
Tem o valor de anular ou confirmar aquilo que fazemos aqui, mas que repercute no reino espiritual. Não devemos nos esquecer nunca que somos reflexo de um mundo espiritual, portanto ignorá-lo pode trazer graves conseqüências sobre nós, inclusive a morte espiritual, que demanda uma eternidade nas trevas.
Amanhã, continuaremos falando mais do que significa de fato a PÁSCOA, a verdadeira Páscoa, pois o ocidente paganizou e adulterou algo tão sublime e que tem um significado muito abrangente em nossas vidas, que vai além de alguns bilhões de reais, e algumas milhares de toneladas de chocolate...

Nenhum comentário: