segunda-feira, 17 de março de 2008

Valorize o Que Você Tem


"a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem" (Mateus25:15).
Um violinista, bastante elogiado em seus concertos, tinha umirmão que era pedreiro. Certo dia, uma mulher disseextasiada ao pedreiro: "Deve ser maravilhoso ter umviolinista tão famoso na família." A seguir, não querendoinsultar o pedreiro, ela continuou: "Claro que nós não temoso mesmo talento, e até em uma família, alguns têm maistalentos que os outros." O pedreiro respondeu à mulher: "Eusei muito bem disso! Meu irmão violinista não entende nadasobre colocar tijolos. Se ele não fosse capaz de conseguirdinheiro tocando seu violino, não poderia contratar um sujeito competente como eu para construir uma casa. Se fosse necessário ele construir a casa para morar, estariaarruinado."
Se desejamos construir uma casa, não precisamos de umviolinista. Se pretendemos contratar uma orquestra, nãonecessitamos de um pedreiro. Não há dois de nós exatamenteiguais. Não temos todos os mesmos dons e habilidades. Somosresponsáveis por exercitar os dons que possuímos e nãoaqueles que gostaríamos de possuir. E quando temos de tomardecisões sobre nossa própria vida e sobre qual direçãotomar, devemos enfocar nossas forças e não nossas fraquezas.Precisamos conhecer a nós mesmos. Temos de saber o quefazemos bem e nos empenhar nisso com todas as forças. Nossadeterminação e esforço realçará nossas virtudes e ocultará as nossas debilidades.
Cada um de nós tem seu próprio valor. Não podemos medi-locomparando-o com os demais. Deus nos deu talentos e cabe anós desenvolvê-los com todo amor e prazer. Deus não desejaque façamos mais do que Ele espera de nós e nos tornamos umagrande bênção quando cumprimos a nossa parte no cenário davontade do Senhor.
Deixamos, muitas vezes, a felicidade escapar simplesmenteporque estamos empenhados em nos parecer com uma outrapessoa. Enganamo-nos. A verdadeira alegria e satisfação nãose encontra nas conquistas de sonhos distantes e simdaqueles que estão ao nosso alcance.
Louve a Deus pelo talento que Ele lhe deu. Use-o como sefosse o maior de todos os talentos. E tenha certeza de queverdadeiramente é o maior. Fazendo isso, você encontrará aplenitude da felicidade para sua vida.

Nenhum comentário: