sexta-feira, 7 de março de 2008

Santos Dentro De Casa





"Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Paide nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 15:6).


Em sua biografia, Pierre Loti conta que, quando era ummenino pequeno, ao ler histórias da vida dos santos, aspiroutornar-se também um santo. Resolveu imitar Simeon Stylites,que viveu em cima de um pilar e ganhou reputação desantidade. Ele colocou um tamborete alto na cozinha, subiuem cima e anunciou seu plano de permanecer ali por quarentaanos. Sua mãe e a cozinheira não permitiram a sua presençana cozinha e ao final de uma hora ele registrou em seudiário: "Descobri, com muita tristeza, que é muito difícilser um santo vivendo junto com a família."


Ao refletir sobre esta história engraçada da infância doromancista francês, a que conclusão chegamos? A nossa vidajunto com a família tem sido uma motivação para buscarmos aDeus e caminhar sob Sua direção ou uma fonte inesgotável derazões para nos afastar de sua presença? Temos cooperado,com nosso testemunho, para que a nossa casa seja uma bênçãopara seus moradores e para os visitantes ou servido deescândalo e vergonha ao nome do Senhor.


Quando dizemos, na frente de nossos filhos, "diga que nãoestou" quando alguém que não desejamos receber, nos procuraà porta, contribuímos para que cresçam e sejam tãomentirosos quanto nós. Quando discutimos em casa ouproferimos palavras agressivas, também mostramos que nãotemos domínio próprio e equilíbrio e abrimos as portas paraque nossos filhos ajam da mesma forma.


Como filhos de Deus precisamos testificar da ação de SeuEspírito em nós. Aquilo que plantarmos em nossa casaflorescerá e dará frutos. Quando semeamos amor ecompreensão, certamente não colheremos rancor e rebeldia.Quando semeamos respeito e cordialidade, toda a nossa casatransmitirá o perfume do amor e o entendimento gerará umacomunhão perfeita sob a graça e a unção do nosso Deus.


Maridos e esposas, pais e filhos, irmãos e amigos, debaixoda potente mão de Deus serão sempre brilhantes econtagiantes, para todos que os visitam e, especialmente, naconvivência diária entre si.


Sim, é possível ser santo vivendo com a família.

Nenhum comentário: