sexta-feira, 14 de março de 2008

Três características


Leia Romanos 14.13-17


Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. • Romanos 14.17


Em sua Carta aos Romanos, Paulo falou enfaticamente de três características do Reino de Deus, a primeira é a retidão. Para Paulo, a justiça não vem da correta observância de rituais religiosos ou pelo que comemos ou deixamos de comer, mas pela fé em Jesus Cristo, que Se tornou nossa justiça por assumir nosso lugar na cruz. É Cristo quem nos torna justos. Nossa justiça, então, nos leva a detestar o que está errado, a ater-nos firmemente ao que é bom e a nos deliciarmos em honrar-nos mutuamente e a Deus.


Nosso correto pensar e falar produzirá em nós um correto caminhar diante de Deus e de nossas irmãs e irmãos. Nossa justiça nos levará a conhecer a segunda característica do Reino de Deus, de acordo com Paulo: a paz. Paz é ter sossego e tranqüilidade em meio à turbulência da vida, quando tudo o mais parece ruir.


Ter a paz de Deus produzirá em nós uma fonte de alegria; a terceira característica do Reino de Deus, segundo Paulo. A alegria vem de dentro, não depende de nenhuma circunstância da vida. Esta alegria do Espírito Santo brota da paz que encontramos quando vivemos pela justiça de Cristo, no próprio Reino de Deus!

Nenhum comentário: