sexta-feira, 7 de março de 2008

LUCAS 5






A vida de hoje nas cidades, principalmente nas cidades grandes, é muito diferente da vida do tempo de Jesus. A vida daquele tempo era mais simples em muitos dos seus aspectos. Os ofícios eram aprendidos e bastavam para o sustento de um lar. Hoje, são diferentes, as tarefas são cada vez mais especializadas, e mais difíceis de serem aprendidas. O desemprego é uma ameaça à harmonia familiar.


Pouco nos sobra de tempo para o estudo da palavra de Deus, e o conseqüente crescimento no compromisso com Cristo, pois só sabendo de sua vontade poderemos satisfazer plenamente este compromisso.


O texto, como se pode verificar, fala daquele momento em que Pedro (que ainda não era apóstolo, apenas pescador), estava limpando as redes da fracassada pescaria que durou a noite inteira. Trabalhou duro e cansativamente sem nada pescar, quando um desconhecido surge acompanhado de uma multidão e pede que a ele que ceda os seus barquinhos para que possa falar ao povo. A prontidão e humildade de Pedro em mesmo cansado, aguardar e ouvir com atenção Jesus proferir sua Palavra seria o suficiente para mudar sua história de fracasso em sucesso.


Mas quem era Jesus para Pedro? Somente um desconhecido acompanhado por uma multidão. Seria o caso de Ouví-lo? Seria o caso de mesmo fadigado, exausto e decepcionado de uma fracassada labuta sem nada conseguir, ainda retardar o momento de seu descanso? Afinal, por que o barco de Pedro? E não uma pedra, um banco, uma cadeira, o galho de uma árvore... E os colegas de profissão que estavam cansados também? Será não zombariam de Pedro, pela estranha submissão a um desconhecido? Todas estas indagações surgiram à mente (alma) de Pedro, mas não foram suficientes para impedi-lo de ceder ao pedido de Jesus Cristo, Ele queria apenas um espaço, uma oportunidade, uma chance, para abençoar, para MUDAR história de FRACASSO EM SUCESSO.


Esta é a verdadeira Missão de Jesus, fazer do fracassado uma pessoa de sucesso. Mas para isto, precisa de um espaço, de uma chance, de uma oportunidade de FALAR SUA PALAVRA AO SEU CORAÇÃO. Não sabemos qual foi a mensagem que JESUS MINISTROU NAQUELE DIA À MULTIDÃO (verso três), mas uma coisa é certa, o que Jesus disse certamente falou ao coração de Pedro, tanto que Pedro aceitou o convite para re-lançar as redes, mesmo tendo tentado fracassadamente pescar a noite inteira (verso 4). Pedro teve que admitir contrariamente à razão. Porque a fé não se encurva diante das evidências físicas.


A experiência de pesca que Pedro tinha, para nada servia no campo da fé. Era momento de a fé agir mediante a simples e resoluta obediência à Palavra do Mestre, respondeu com acerto o Pescador: - Mestre! Trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançaremos as redes (verso 5). Após ouvir e obedecer ao convite de Jesus feito à beira mar (no raso) Pedro estava apto ao ir mais fundo com o Mestre (veja o convite verso 4 - colheita da semente de fé - local onde estariam os peixes). Lembre-se, Jesus deseja nos abençoar e fazer com que venhamos a prosperar, mas não existe prosperidade verdadeira desprovida de fé na Palavra de Deus. Tudo que Jesus quer, é que deixemos de lado nossas convicções, nossa experiência e nos lancemos mais fundo sob sua direção. Para que a prosperidade comece, deixe Jesus entrar no seu barco (coração) e ouça o que ele diz...Porque a fé do pescador é grande? O pescador tira o seu sustento do mar, onde lança sua rede. Não planta a semente e não vê crescer aos poucos o fruto de seu trabalho. Não caça e não pode antever o fruto de seu esforço. Não cria gado e não vê a engorda dos animais que se opera dia a dia. Não produz uma peça ou artesanato e não vê o fruto de seu suor se materializar entre suas mãos.


O pescador lança a sua rede no vazio. O pescador lança a sua rede na esperança de que ela lhe traga o alimento necessário. O pescador lança a sua rede e espera que na volta seu esforço tenha sido recompensado, pois não vê a recompensa, se será farta ou não. O pescador lança a sua rede apenas pela fé que tem de que voltará para casa com o dia ganho. E, se isto não ocorrer, no dia seguinte lá estará ele de novo, lançando sua rede no vazio do mar, pela fé que possui.


O pescador lança a sua rede com fé, pois crê naquilo que lhe é encoberto naquele momento. Esta fé é a mesma fé de Pedro. Uma fé que era às vezes até cega, mas mesmo assim foi suficiente, e que lhe custou essa montanha de peixes e a salvação. Grande é a fé do pescador! Temos nós hoje fé grande como a do pescador? Temos nós hoje fé suficiente para lançar nossas redes no vazio? Estamos nós hoje suficientemente convertidos? Estamos nós prontos para apascentar os cordeiros de Jesus? Estamos nós prontos para pastorear suas ovelhas? Estamos nós prontos a lançar nossas redes no vazio, na certeza de que Jesus nos fará prósperos? Mas nos fará também pescadores de homens para o seu reino.




Por: PR SERGIO LUIS RIBEIRO

Nenhum comentário: